Thursday, December 01, 2005

Fórum Social Mundial - FSM no Paquistão é adiado. Zapatistas podem ir a Caracas

Capítulo paquistanês do FSM 2006 é adiado em pelo menos 2 meses por conta do terremoto que abalou o país em outubro. Já na Venezuela, a Rede de Movimentos Sociais convidou Exército Zapatista para reforçar a luta contra a intervenção dos Estados Unidos na América Latina.

Já era esperado, mas a definição do adiamento do capítulo paquistanês do Fórum Social Mundial 2006, que deveria ocorrer de forma policêntrico na Venezuela (Caracas), Mali (Bamako) e Paquistão (Karachi), foi tomada apenas na semana passada pelo Comitê Nacional e pelo Comitê Organizador (CO) do FSM 2006 em Karachi. O que pesou nesta decisão, segundo os paquistaneses, foi toda a conjuntura nacional pós-terremoto que arrasou o Sul da Ásia no mês passado.

Segundo o informe do secretário do Comitê Paquistanês, Irfan Mufti, o principal problema para a realização do evento – que já conta com a inscrição de 238 atividades até o momento -, além da dedicação dos esforços ao socorro às vítimas do terremoto e à reconstrução do país por grande parte das organizações participantes do FSM, é a captação de recursos. “Foi informado que o número de doadores (tanto indivíduos quanto organizações) que haviam se comprometido a financiar o evento antes do terremoto foi reduzido, uma vez que a maioria desses recursos foi agora destinada ao socorro às vítimas e aos trabalhos de reconstrução”, diz o relatório de Mufti.